Liberação Miofascial

A liberação miofascial consiste em um método de aplicação de pressão em alguns pontos do corpo, com o intuito de amassá-los, literalmente, buscando uma maior liberdade entre o músculo e a fáscia. A fáscia é uma lâmina de tecido, extremamente resistente e elástica, que recobre todos os músculos do corpo, logo abaixo da pele, e permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios. Ao pé da letra, mio = músculo; fáscia = tecido conectivo. Por isso, miofascial.

Liberação miofascial é usada para equalizar a tensão muscular em todo o corpo. Tensão muscular desigual pode contrair músculos e comprimir nervos, causando dor.

Soltando e manipulando as aderências da fáscia e devolvendo-lhe a sua elasticidade e flexibilidade perdidas consegue-se eliminar dores sejam elas crónicas ou não, do tipo dores miofascias.

A aplicação da técnica de liberação miofascial baseia-se sempre nos mesmos componentes. O fisioterapeuta encontra a área de tensão. Um alongamento é aplicado à área com contratura. O fisioterapeuta espera o tecido relaxar e, em seguida, aumenta o alongamento. O processo é repetido até que a área esteja totalmente relaxada. Em seguida, a próxima área é tratada.

O progresso é medido por uma diminuição na dor do paciente e por uma melhoria na postura geral.

Mobilização Neural

A mobilização neural é uma técnica de terapia manual dirigida ao tecido neural com finalidade de restaurar o movimento e á elasticidade desse tecido, promovendo o retorno as suas funções normais.

Na mobilização, os nervos e/ou medula são tensionados e movimentos oscilatórios e/ou mantidos por um curto período são aplicados á eles através das articulações que fazem o trajeto do trato neural. Essa técnica atua na raiz e no trajeto nervoso, liberando-o de bloqueios (compressão ou aderência), como resultado melhora a circulação sanguínea e reduz a dor.

O tratamento consiste na aplicação de movimentos oscilatórios e/ou brevemente mantidos ao tecido neural para restaurar o movimento e a elasticidade do sistema nervoso, promovendo o retorno de suas funções normais.