O agulhamento a seco (Dry Needling) é utilizado como um método eficaz para o tratamento de dores e tensões musculares. É capaz de atuar em casos de dor miofacial, recrutamento muscular, controle da dor musculoesquelética em geral, regeneração e recuperação de tecidos lesados e até mesmo quadros álgicos articulares.

 

O procedimento é realizado com a utilização de agulhas muito finas, como as utilizadas pela acupuntura, que são inseridas em pontos gatilhos, que são banda de tensão no músculo esquelético localizado dentro de um grupo muscular maior. Os pontos-gatilhos podem ser sensíveis ao toque e podem ser os responsáveis pela produção de dor em partes distantes do corpo.

Com a inserção da agulha, o ponto é estimulado, iniciando o aumento do fluxo sanguíneo na área e interrompendo o ciclo de dor, trazendo uma sensação imediata de relaxamento para o local.

icon-DryNeedling

Apesar de usar agulhas como as da acupuntura, as duas técnicas são muito diferentes quanto aos seus objetivos e formas de avaliação e tratamento.

 

A acupuntura visa o reequilíbrio energético através da harmonização do funcionamento dos órgãos internos, sendo capaz de melhorar dores, sejam estas musculares ou não, além de outras muitas doenças. Por mais que a dor seja muscular, avalia-se também os órgãos internos, afim de detectar se a causa da mesma pode ser o desequilíbrio energético causado por determinado órgão ou sistema. Se for este o caso, trata-se também o ponto referente a tal víscera.

 

O agulhamento a seco (Dry Needling), por sua vez, visa diminuir a dor muscular através do agulhamento dos pontos gatilhos, sendo eficaz apenas em casos de dores músculo-tendíneas. O agulhamento, portanto, é feito no local da dor, ou seja, no ventre muscular do músculo acometido. A técnica é geralmente rápida, com limiar de dor muito baixo, ocasionando após a aplicação uma redução da dor e melhora da função.